Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

G. P. E. E. A.

"De nada valem as idéias sem homens que possam pô-las em prática."
(Karl Marx)
De uma  idéia! Foi assim que surgiu o grupo.
Ingênuo, como um murmúrio que ecoava pelos corredores da Universidade, grupo esse formado por pessoas que tinham algo em comum: uma vontade enorme de fazer algo pelo próximo, pelas próximas gerações, pela fauna e flora, em busca de ações que visassem o desenvolvimento sustentável em busca de um equilíbrio entre o homem e  a natureza tendo em vista que o planeta vive uma condição ambiental marcada por profundas mudanças na civilização, nos modelos econômico, tecnológico e cultural. O atual modelo civilizatório dominante e exploratório, mais comum aos países, degrada o ambiente, bem como ignora os limites biofísicos da natureza.  Com o tempo o que antes era um encontro de educadores ambientais se tornou uma família, hoje, grandes amigos com boas idéias e muita energia para pô-las em prática.
Para alcançá-las não é fácil, é necessário habilidade cuidadosamente adquirida com muita pesquisa, muitas noites em claro com várias e várias garrafas de café e se possível um energético, estudos e muitos estudos, estamos conseguindo desenvolver nossos projetos que vão desde elaboração de modelos didáticos, histórias em quadrinhos que abordam várias temáticas, passando por oficinas e teatro. 
Todo esforço é recompensado com cada sorriso que recebemos nas apresentações, quando juntos alunos e educadores conseguimos construir um conhecimento, cada semente que plantamos que em breve dará bons frutos.

Sempre nos questionam por que Educação Ambiental (EA)? 
Porque ela surge na busca por um modelo de sustentabilidade que por ventura não entre em confronto com atual modelo de produção e lucro “a educação não é o único meio para a transformação, mas um dos meios sem o qual não há mudança, portanto, o papel da Educação, enquanto Ambiental, vai além do educativo e alcança o âmbito social” segundo  Loureiro (2004).
 As reflexões sobre as práticas sociais nos levam a necessidade da articulação com a produção de sentidos sobre a EA, e busca por envolvimento de diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais visando uma abordagem interdisciplinar pois, em nenhum momento antes visto, a humanidade precisou tanto de mudança de paradigma, de uma Educação Renovadora, libertadora que alem de reciclar, consumir consciente e dotar os carros com energia limpa ao invés de combustíveis fosseis que são grandes poluentes, precisamos de um processo mais complexo, que promova o desenvolvimento de uma compreensão mais realista do mundo, precisamos de alem das boas idéias homens para pô-las em práticas, nós estamos tentando.

Sadraque Caetano.
Referências:
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental Transformadora. In LAYRARGUES, Philippe Pomier (org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: MMA, 2004 (p.65-84).

8 comentários:

  1. Adorei,nada melhor ...como inaugurar o blog no dia do biólogo! (: Fico feliz em fazer parte disto!

    ResponderExcluir
  2. Não poderia existir um grupo MELHOR que esse!!!!!!!!
    E ele é nosso :)

    Amooo vcs (LLLL)

    ResponderExcluir
  3. Adorei,e Amo muito
    poder fazer parte dele õ/

    ResponderExcluir
  4. adoro muito as pessoas dessa equipe...
    q a muito tempo deixou de ser equipe e tornou-se uma FAMILIA.
    e eu faço parte dela. o/

    ResponderExcluir
  5. Ola galera! Adorei a ideia do blog sobre EA. Estou desenvolvendo um projeto nesta area e com certeza vou poder compartilhar muitas coisas com voces.
    Prof. Marta (mãe da Kassiana).

    ResponderExcluir
  6. Oi Marta, bacana, vamos compartilhar..
    O blog será a porta para divulgação de nossos trabalhos e busca por novas parcerias.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns galerinha!
    ADOREEI :D :D

    Beeijos

    ResponderExcluir