Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Aprendizado e brincadeira.


O brinquedo tem grande importância nas brincadeiras das crianças, pois a ajuda a construir alicerces para a percepção do mundo dos objetos humanos. Durante as fases iniciais do desenvolvimento infantil a criança começa a tomar consciência do mundo amplo dos objetos.
Durante esse período a criança começa a desenvolver a consciência do “eu mesmo” e também quer começar a tomar posse e agir com os objetos dos adultos. Quando uma criança está dentro de um carro, ela quer sozinha guiar o carro, mas não pode porque ainda não pode dominar tais operações, como dirigir.
De acordo com Alexis N. Leonitiev no livro Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem, essa contradição da criança pode ser resolvida com atividades lúdicas. Pois para a criança, nas brincadeiras não importa realmente o resultado final das atividades, mas sim o fato de ela “agir” como um adulto.
Dando à criança brinquedo de diferentes formas e tamanhos, bem como liberdade para explorá-los, a ela aprenderá a distingui-los e reconhecê-los, tomar consciência de suas semelhanças e diferenças, classificá-los e simbolizá-los.
O brinquedo é uma oportunidade de desenvolvimento infantil, tem uma conotação cultural, material e técnica. Com ele a criança também experimenta, descobre, cria, aprende, estimula a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, a concentração, a atenção e principalmente, se diverte. 




 Lixeiras de coleta seletiva... aprender a reciclar brincando  
                              
Ana L. Muxfeldt

Um comentário:

  1. Ana muito bom, sempre com ótimas idéias para desenvolvimento de modelos didáticos e jogos.
    Parabéns!!
    Aprender brincando é mais legal. haha

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